Praga, 1890 — Beverly Hills, EUA, 1945

 

Escritor, dramaturgo

 

Filho de um próspero industrial judeu fabricante de luvas, originário da Boêmia, hoje República Tcheca, teve a infância marcada pela fé católica de sua ama e pelo catolicismo barroco de Praga. Muito cedo começou a escrever poemas. Na juventude, manteve estreito contato com o grupo de escritores do qual faziam parte Franz Kafka, Max Brod e o editor alemão Kurt Wolff. Sua primeira peça teatral foi publicada em 1910.

 

Em Viena, onde morou mais de 20 anos, conheceu Alma (considerada no seu tempo a mulher mais bonita da Áustria), viúva do compositor e regente Gustav Mahler e então casada com o famoso arquiteto Walter Gropius. Casou-se com ela e por sua influência retirou-se da vida pública, mas viajou muito. Durante uma viagem pelo Oriente Próximo no final dos anos 1920, encontrou em um orfanato na Síria sobreviventes do genocídio de armênios pelos turcos durante a Primeira Guerra Mundial que o inspiraram a escrever Os 40 dias da Musa Dagh, até hoje considerado prova cabal da matança. Em 1938, com a anexação da Áustria à Alemanha, refugiou-se na França com Alma. Com a capitulação da França em 1940, o casal dirigiu-se junto com milhares de outros refugiados a Marselha para chegar aos EUA. Na fuga pararam no santuário de Lourdes, onde Werfel viveu uma intensa experiência mística. Prometeu que se conseguisse escapar escreveria a história da camponesa Bernardette Soubirous, depois santificada, que teve visões da Virgem Maria. O casal juntou-se aos demais refugiados que atravessaram os Pireneus a pé, entre os quais estavam Friderike Zweig, suas filhas e genros. O grupo chegou à Espanha e de lá seguiu até Lisboa, onde afinal embarcou. Seu livro A canção de Bernadette, best-seller instantâneo, foi logo transformado em filme, com extraordinário sucesso de bilheteria.

 

Ainda em Viena, durante a Primeira Guerra Mundial, conheceu Stefan Zweig, quando serviram no arquivo militar ao lado de outros intelectuais, entre eles Rainer Maria Rilke. A correspondência Werfel-Zweig, iniciada em 1917, manteve-se até o período petropolitano.

 

Endereço na Agenda: 6900 Los Tilos Road, Hollywood, Calif. Tel. n.t.o.