Budapest, 1884 — Florença, 1975

 

Compositora, pianista, musicóloga, colecionadora, autora

 

Estudou composição com Bela Bartók (1881-1945) em Budapest, colaborou no mais importante jornal em língua alemã da antiga Morávia, Prager Tageblatt, ao lado de figuras como Franz Kafka, Max Brod, Ferenc Molnár,  Joseph Roth, Alexander Roda Roda, Alfred Döblin, Hans Natonek e Sándor Márai.

 

Amiga e assistente do compositor italiano Ferrucccio Busoni (1866-1924), organizou sua correspondência e publicou um perfil biográfico. Zweig relacionou-se com Busoni quando militavam no círculo de  pacifistas em Zurique, Suíça, durante a Grande Guerra. É possível que o relacionamento tenha aproximado Stefan de Gisella, sobretudo após a mudança do compositor para Berlim.

 

A intensa correspondência com Gisella iniciou-se em 1935 quando o escritor já se estabelecera em Londres. Fez parte do seu círculo de Musikfreunde, fraternidade musical iniciada ainda em Salzburg com Arturo Toscanini, Bruno Walter e expandida posteriormente com Alfred Einstein, Albert Schweitzer, Bronislaw Hubermann e outros (v. verbetes). Gisella e Stefan colecionavam partituras autógrafas e freqüentemente faziam trocas. Foi uma das poucas amizades escolhidas para receber o postal com os versos de Camões traduzidos por Zweig no fim de 1940.

 

Desde 1923 ela e a filha, a bailarina Trudy Goth (Berlim, 1913-Nova York, 1974), viviam em Florença. Com a intensa aproximação do fascismo italiano com o nazismo alemão, mãe e filha conseguiram escapar e estabelecer-se em Nova York, onde Trudy tornou-se uma das expoentes da dança moderna.

 

Ao contrário das outras amigas do ex-marido, Friderike não teve contacto com Gisella (na correspondência com Stefan só há uma menção, en passant, à musicista). Lotte a conheceu na viagem que fez à Itália ainda como secretária-acompanhante de Zweig e posteriormente em Nova York.

 

A coleção de partituras foi doada à Biblioteca do Congresso dos EUA. Um livro com a correspondência inédita entre Gisella e Stefan foi publicado em Viena, em 1964. Depois da morte de Zweig em Petrópolis, ela fez o seguinte comentário sobre o seu Musikfreunde: “...Um conjunto de câmera numa casa ou a oportunidade de ouvir uma boa orquestra poderiam ter relaxado a tensão daquela mente atazanada pelos pressentimentos pessoais e pela visão da humanidade em agonia...”

 

Endereço na Agenda: 66 Fifth Ave., New York; 2039 New Hampshire Ave., Washington. [riscado]