Katowice, Polônia, na época Alemanha, 1900 — Turtmann, Suíça, 1954

 

Médico, irmão mais velho de Lotte Zweig

 

Estudou medicina na Alemanha e trabalhou em Berlim. Poucos meses depois da tomada do poder pelos nazistas, mudou-se para a Inglaterra, seguido logo depois da mulher, Hannah, também médica, e da filha Eva. Revalidou seu diploma e, em 1934, abriu um consultório de clínica geral em Golders Green, tendo entre seus pacientes um grande número de refugiados alemães. Depois especializou-se em radiologia e radioterapia, e abriu mão do consultório para se dedicar inteiramente à nova especialidade.

 

Embora não fosse o primogênito, assumiu-se como responsável pela irmã a partir do momento em que a família se reuniu em Londres. Desaprovou o seu relacionamento ostensivo com um homem casado e mais ainda quando passaram a compartilhar um apartamento. Stefan esforçou-se para conquistar a simpatia do cunhado, sem resultados: na vasta correspondência que Lotte e ele trocaram com Manfred e sua mulher entre 1940 e 1942, a interlocutora permanente e incansável foi sempre a cunhada, Hannah. Stefan cumulou o cunhado de atenções, abriu uma conta bancária conjunta, tratava-o como procurador e parceiro, atitude que jamais adotou com o próprio irmão, Alfred. Hannah, e não Manfred, foi a testemunha no casamento civil de Lotte com Stefan em Bath, na Inglaterra. O distanciamento manteve-se mesmo depois de lavrados os testamentos de Zweig nomeando Lotte sua herdeira universal e de Lotte fazendo o mesmo com o irmão e cunhada. Seu gesto de oferecer ao povo brasileiro o espólio Zweig em Bath não se consumou por falta de interesse do governo brasileiro em materializar o oferecimento.

 

Hannah e Manfred não puderam gozar por muito tempo a herança recebida: morreram em um acidente de carro na Suíça em 1954.

 

Endereço na Agenda: 49 Regency Lodge, NW3